há coisas que não mudam

N ou n (éne) décimo terceiro numa ordem designada pelas letras do alfabeto.


Vinha para casa quando me cruzei com o sem abrigo que mora na rua perpendicular à minha, o sem abrigo que ocupa uma casa em ruínas com uma porta vermelha e as janelas escancaradas ao mundo (Sem, prep. indicativa de carência – Abrigo, s. m. acto ou efeito de abrigar, lugar defendido das intempéries; resguardo contra o frio; asilo; guarida; refugio). Ele não é sem abrigo. Talvez seja vagabundo (Vagabundo, adj. e s. m. que ou aquele que vagabundeia; errante; nómada; vadio; (fig.) inconstante; versátil). Tinha a barba aparada. O cabelo que lhe esconde o rosto aos olhares mais interrogadores também estava cortado e pelo que pude ver, mantém o seu andar peculiar, um andar que parece ter música, uma espécie de dança que vem de dentro e que confere àquele personagem intrigante uma aura de alegria e felicidade. Lembro-me de o ver por diversas vezes em situações que me comoveram (Comover, v. tr. impressionar; abalar; gritar; enternecer), mas hoje não foram essas lembranças que me fizeram pensar nele e sorrir ao vê-lo passar absorto na sua caminhada em direcção a (pausa) - quem o saberá?
Penso na simplicidade e nos absurdos, no desprendimento de algumas vidas e no absoluto caos sentimental e relacional de outras. Vejo-o ao longe, a ele que longe de tudo se encontra. Vejo-o vazio de laços sociais. Penso se será louco? (Louco, adj. que perdeu a razão; doido; alienado; demente; insensato; imprudente; doidivanas; extraordinário; exagerado)
Pode parecer um absurdo comparar-me com ele, mas porque não? (interrogo-me a mim e a ti)
Afinal o que é que ele tem dele e eu de meu? Queria saber se ele tem sonhos, se tem memórias de infância e medos que gritam frases cortantes ao sabor do vento. Será que lhe faz falta um casaco para este Inverno? Uns sapatos para a chuva? Uma manta para colocar sobre a sua engraçada e triste cama que por vezes transporta consigo para outros lugares? Será que lhe faz falta um amigo? Um ouvinte? Um abraço? (a mim faz) Quem quer saber destas coisas de dentro? Das minhas e das dele?
Talvez seja eu o vagabundo e seja ele a observar-me a mim e a interrogar-se.



2006

Sem comentários: