nome feio • Palavra indecorosa ou ofensiva. = PALAVRÃO

no·me |ô| (latim nomen, -inis)
substantivo masculino

1. Palavra que designa pessoa, animal ou coisa (concreta ou abstracta).
2. Denominação.
3. Apelido.
4. Prenome.
5. Alcunha.
6. Nomeada.
7. Fama.
8. Poder, autoridade.

Acordei de novo as avessas com o meu nome.
Houve sempre uma desavença entre o meu nome e eu. Nunca trabalhamos em conjunto, sempre fomos inimigos um do outro. Ainda hoje quando ouço chamar por mim, sinto uns segundos de estranheza, como se não me reconhecesse naquela palavra.
Nunca percebi o porque desta incompatibilidade. Ate há uns dias, de repente me ter percebido que foi um aglomerado de situações.
Penso ter finalmente chegado a algumas conclusões. Desde pequena que nunca me chamavam pelo nome certo, portanto a estranheza deste nome era incutido também pelas pessoas que me rodeavam. Metade da minha existência foi passado a lembrar terceiros que o meu nome era tal e não aqueloutro. A minha identidade afectada por essa constante mutilação, por essa constante sobreposição de outros. Seria o meu nome feio? Seria o meu nome um erro?
Dai esta distancia que temos, eu e o meu nome.
Houve alturas em que desisti de tentar explicar que eu era uma pessoa diferente da que eles queriam que eu fosse, que o nome que eles usavam para me chamar não era eu, era demasiado cansativo lutar contra tanta gente enganada. E se era assim tanta gente, então talvez eu fosse a pessoa enganada. E depois o meu nome era demasiado exuberante numa aldeia pequena, chamava demasiado a atenção, e sim, preferia que me tivessem baptizado de Maria, Marlene, Carina, assim não teria de me preocupar quando saísse a rua, mas com um nome como o meu, era demasiado perigoso. Sair a rua com aquele nome atrás era procurar sarilhos e intrigas. Mas hoje sei que não era eu quem me preocupava com as intrigas.
Esses medos não eram os meus, era o bolor do preconceito e mesquinhez de outros que transbordavam para mim cercando os meus horizontes com medos que dantes não existiam.

E tão simples destituir o poder de alguém, roubando-lhes o nome.

A tentar fazer as pazes.
Finalmente, 30 anos depois.


Sem comentários: