a mudar a vida... ai ai, para que lado? aquele que o relógio apontar!

Conversas com o Sr. José
A vida não vai ficando mais fácil. Conheces certamente esta frase de outros momentos da tua vida em que pessoas com uma certa idade a suspiram, como se a desabafassem, naquele pequeno momento em que a verdade lhes escapa sem querer. A verdade é que não queríamos dizê-la, seria aquela frase secreta que guardamos com a vergonha de não termos percebido mais cedo como as coisas realmente são, sabes, pensam que com a idade vamos ganhando alguma sapiência, no entanto, é na surpresa dos anos que passam que a descobrimos um dia, quando nos damos conta que envelhecemos e continuamos a sofrer com aquelas coisas que sempre nos fizeram sofrer. Estou reformado. Poderias pensar que tenho todo o tempo do mundo para finalmente fazer as coisas que queria (no tempo em que queria coisas). Não as faço. Lembro-me do meu sonho - queria ser escritor. Guardava secretamente umas folhas rabiscadas, projectos de livros epopeicos dos quais apenas me lembro agora do esboço mental que fazia enquanto cumpria o meu horário na fábrica... foi o que ficou desses meus livros. E eu era bom, eu era... Eu sonhava que iria conseguir cumprir esses meus sonhos. Mas o tempo foi passando e foi-me roubando aquelas capacidades de jovem viril, a coerência, a memória, a vista... a vontade. Hoje sou um homem velho sem sonhos (e aqui quero uma frase sem vírgulas). Todos os que tinha morreram no momento em que percebi que a vida não vai ficando mais fácil. A coisa que aprendi com este punhado de anos foi que em tempos eu poderia ter tido uma grande vida, agora, com os meus óculos graduados e as minhas histórias, não passo que um velho que chateia os que não têm tempo para ouvir. (R.M.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho sempre tempo para ler as tuas belas histórias. Raramente comento, essa parte
e que não percebo bem porquê.

E já agora adorei aquela foto tu a a tirares uma foto atraves do espelho do carro. Muito fixe!!

Beijo*
Irene